Auguste Piccard Inventor e explorador suíço
28 de janeiro de 1884, Basiléia (Suíça)
24 de março de 1962, Lausanne (Suíça)
Auguste Antoine Piccard estudou na Universidade da Basiléia, obtendo o doutorado em 1910.
Em 1922, Piccard foi nomeado professor de física da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Livre de Bruxelas, onde realizou os primeiros ensaios de voos em balão na estratosfera.
Em 1932, acompanhado da esposa, que era fotógrafa, chegou a alcançar, em uma cápsula pressurizada presa ao balão, os 15.971 metros de altura. Pôde observar, então, pela primeira vez na história, a curvatura da Terra. Durante seus voos, Auguste Piccard estudou os raios cósmicos e os estratos ionizados das camadas mais altas da estratosfera.
Em 1937, Piccard apresentou sua nova invenção: o batiscafo. Em 1947, deu início às experiências para estudar as grandes profundidades, chegando, em 30 de setembro de 1953, a uma profundidade de 3.150 metros, em região próxima do arquipélago de Cabo Verde.
Família de exploradores
Seu filho, Jacques Piccard, foi também um pioneiro, alcançando, em um batiscafo, a profundidade de 10.911 metros. A experiência foi realizada na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, na companhia de Donald Walsh, tenente da Marinha norte-americana. A profundidade alcançada pelos dois cientistas não foi superada.
Bertrand Piccard, neto de Auguste Piccard, foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo num balão, sem escalas. A aventura aconteceu em 1999.
O quadrinista Hergé, criador das Aventuras de Tintim, inspirou-se em Auguste Piccard para criar o personagem Professor Girassol.