Ferreira Gullar Escritor e poeta brasileiro
10/9/1930, São Luís (MA)
José Ribamar Ferreira nasceu na capital do Maranhão e era um dos onze filhos que teriam seus pais, Newton Ferreira e Alzira Ribeiro Goulart.
Modificou seu nome aos 18 anos, adotando o "Goulart" materno, adaptado a uma grafia portuguesa. Durante a adolescência, descobriu a poesia clássica e em seguida, Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, entre outros.
Seu primeiro livro, "Um pouco acima do chão" (1949) acabou excluído de sua bibliografia. Em 1950, com o poema "O galo", ganhou um concurso promovido pelo Jornal de Letras, tendo no júri Manuel Bandeira, Willy Lewin e Odylo Costa Filho.
Ferreira Gullar mudou-se para o Rio de Janeiro em 1951, onde conheceu o crítico de arte Mário Pedrosa e o escritor Oswald de Andrade, e trabalhou como revisor na revista "O Cruzeiro".
Em 1954, publicou "A luta corporal", cujo projeto gráfico chamou a atenção de Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Gullar trabalhou na revista "Manchete" e no "Diário Carioca", e depois se engajou no projeto do "Suplemento Dominical" do "Jornal do Brasil".
Gullar participou da I Exposição Nacional de Arte Concreta no MASP, em 1956. No ano seguinte, quando a mostra foi para o Rio de Janeiro, distanciou-se do grupo concretista de São Paulo. Em 1958, lançou o livro "Poemas".
Um ano depois, redigiu o "Manifesto Neoconcreto", publicado no "Suplemento Dominical" e também assinado por Lygia Pape, Franz Waissman, Lygia Clark, Amilcar de Castro e Reynaldo Jardim, entre outros. "O manifesto" abriu o catálogo da I Exposição de Arte Neoconcreta, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Em 1961, Gullar assumiu a direção da Fundação Cultural de Brasília no governo de Jânio Quadros. Na instituição, que dirigiu até outubro de 1961, construiu o Museu de Arte Popular.
A partir de 1962, ou a fazer parte do Centro Popular de Cultura (C) da União Nacional dos Estudantes e trabalhou na sucursal carioca de O Estado de S. Paulo. Nesse ano, publicou "João Boa-Morte, cabra marcado para morrer" e "Quem matou Aparecida".
Após ser eleito presidente do C, em 1963, filiou-se ao Partido Comunista em abril de 1964, ano em que fundou o grupo Opinião, com Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e outros.
Em 1966, a peça "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", escrita em parceria com Oduvaldo Viana Filho, conquistou os prêmios Molière e Saci. No ano seguinte, o grupo Opinião encenou, também no Rio, a peça "A saída? Onde está a saída">window._asyncLoadScript = function asyncLoadScript(src) {
var script = document.createElement('script');
script.type = 'text/javascript';
script.async = true;
script.crossOrigin = 'anonymous';
script.src = src;
document.head.appendChild(script);
return new Promise(function(resolve) {
script.onload = script.onreadystatechange = function() {
if (!script.readyState || script.readyState == 'loaded' || script.readyState == 'complete') {
document.head.removeChild(script);
script.onload = script.onreadystatechange = null;
resolve();
}
}
});
};
;(function (document) {
var generics = [
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=assets/dist/libs/duckslake-sdk.min&cache=202505151445',
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=assets/dist/uol-talker/uol-talker&cache=202505151445',
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=assets/dist/libs/frameworks.min&cache=202505151445',
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=assets/dist/libs/libs.min&cache=202505151445',
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=assets/dist/libs/angular.min&cache=202505151445',
];
// carrega todos os scripts não dependentes um do outro
var promises = generics.map(_asyncLoadScript);
return Promise.all(promises)
.then(function() {
// carrega a expose e os scripts necessários para webpack
return Promise.all([
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=assets/dist/exposejs/expose.min&cache=202505151445', '//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=assets&contentType=js&tpl=vendors.js,runtime.js,main.js&hash=e023fa58124d35fd090ef994bc9c53eea447cf3da4d95bf5c21f9969cf33&origin=vendors-js', ].map(_asyncLoadScript));
})
.then(function() {
// Executa o UOLoader e carrega os scripts que dependen da expose
// Como são ações que não dependem de si, rodam em paralelo
return Promise.all([
UOLoader([{"id":"svg-icons","path":"structure/bootstrap/svg-icons"},{"id":"header-menu","path":"basics/header-menu"},{"id":"widget-profile","path":"basics/widget-profile"},{"id":"article-wrapper","path":"basics/article-wrapper"},{"id":"back-to-top","path":"basics/back-to-top"},{"id":"collection-home","path":"basics/collection-home"},{"id":"disclaimer-exclusive-content","path":"basics/disclaimer-exclusive-content"},{"id":"header","path":"basics/header"},{"id":"header-slot","path":"basics/header-slot"},{"id":"magazine-cover","path":"basics/magazine-cover"},{"id":"title","path":"basics/title"},{"id":"modal-content-ticker","path":"basics/modal-content-ticker"},{"id":"navigation-search-list","path":"basics/navigation-search-list"},{"id":"report-error-button","path":"basics/report-error-button"},{"id":"title-sponsor","path":"basics/title-sponsor"},{"id":"","path":"basics/"},{"id":"scroll","path":"structure/bootstrap/scroll"},{"id":"piano","path":"basics/piano"},{"id":"google-one-tap","path":"structure/google-one-tap"}]),
...[
'//c.jsuol.com.br/assets/?loadComponent=media&contentType=js&tpl=alert,forms,photo,read-more,modal,babel,babel-,contauol-,babel-service,suggest,ads,share,tooltip&cache=202505151445',
].map(_asyncLoadScript),
]);
})
.then(function() {
// roda o primeiro render
render();
// dispara evento que indica que o primeiro UOLoader foi completo
window.gevent.emit('firstLoaderDone');
});
})(document);