Astecas e espanhóis - Hernán Cortéz e o Império Asteca
- Civilizações pré-colombianas
- Astecas - Religião e organização social no Império Asteca
- Astecas e espanhóis - A destruição do Império Asteca pelos espanhóis
- Maias
- Império Inca
- Incas
Antes da chegada de Colombo à América, os astecas já haviam criado um dos maiores impérios que o continente americano conheceu até então. Esse poderoso império se mantinha com os altos impostos arrecadados entre os vários povos vizinhos que estavam sob seu domínio.
Em 1519, quando os soldados espanhóis, liderados pelo oficial Hernán Cortés (1485-1547), chegaram pela primeira vez à região que hoje é o México, eles, os espanhóis, não avam de um grupo com apenas pouco mais de quinhentos homens. No entanto, isso não impediu que, em um tempo relativamente curto, eles derrotassem e conquistassem o então poderoso Império Asteca, cuja capital, Tenóchtilán, era mais populosa que qualquer grande cidade europeia na mesma época.
Apesar de estarem em número muito inferior ao dos astecas, os espanhóis saíram vitoriosos. A história da conquista do Império Asteca costuma despertar a seguinte pergunta: "Como tão poucos homens conseguiram vencer e conquistar um império">var Collection = { "path" : "commons.uol.com.br/monaco/export/api.uol.com.br/collection/educacao//disciplinas/historia//data.json", "channel" : "pesquisa escolar", "central" : "educacao", "titulo" : "História geral", "search" : {"tags":"78886"} };